As visitas guiadas às exposições do maat pretendem ser um espaço informal de experimentação, que promove o conhecimento e o diálogo, uma responsabilidade partilhada, convidando os visitantes a assumir um papel ativo. A oferta inclui visitas orientadas de arte contemporânea, design e arquitetura no maat e visitas científicas na Central Tejo. As visitas guiadas às exposições temporárias e às instalações e jardins do Campus da Fundação EDP são conduzidas por formadores profissionais e estagiários, e podem ser adaptadas às características do grupo, estando também disponíveis para grupos e escolas em português e inglês. A duração média das visitas é de uma hora.
Público: para todas as idades
Duração: 60 minutos
Lotação: máx. 9 pessoas
(máx. 10 incluindo cuidadores formais ou informais)
Preço: 7€ / pessoa
Marcações
Respirar fora do aquário
Com Fabrícia Valente
Separamos muitas vezes atividades e discursos culturais da presença ou pertença à natureza. Tratamos temas como ecossistemas autónomos enquanto caminhamos para modelos de sociedade pós-pandémica, onde é pertinente questionar e desenvolver interfaces entre Natureza e Cultura. Da ciência à Arte, do museu a ambientes naturais, onde cabe a dissolução das fronteiras? A partir da exposição AQUARIA – Ou a Ilusão de Um Mar Fechado propomos uma visita especulativa, que leve o visitante para momentos utópicos e disruptivos com as suas zonas de conforto. Respiram fora do vosso aquário?
-
Segundo sábado de cada mês, 16.00.
Aquaria – Ou a Ilusão de Um Mar Fechado
Aquaria é uma exposição que reflete sobre possibilidades e novas questões que o repensar da nossa relação com o mundo marinho poderia pressupor. Os aquários são dispositivos que organizam e representam a vida marinha, sistemas complexos que, no paradigma da modernidade e da urbanização, personificam a transformação da natureza em cultura, graças ao apoio da tecnologia e do capital.
Com curadoria de Angela Rui, o percurso da exposição desenrola-se através de onze instalações que oferecem pontos de vista que servem para realçar de que modo foram as formas de compreensão do ambiente marinho outrora concebidas e devem hoje ser repensadas.
-
Todos os dias, 12.30. Bilhetes
Earth Bits – Sentir o Planeta
Earth Bits descodifica as complexidades da ciência climática, medindo a pegada de carbono provocada pelos humanos através de conteúdos gráficos e digitais, vídeos de animação e uma estação interativa. Esta obra inédita foi desenvolvida com o apoio científico da Agência Espacial Europeia (ESA), da Agência Internacional de Energia (IEA) e da EDP (Energias de Portugal) Inovação. As quatro partes da instalação demonstram a forma como o fluxo mundano das emissões humanas está ligado de forma vital aos biossistemas dos recursos terrestres, e apresentam as causas e os efeitos da rápida destruição que delas resulta.
-
Segunda, Quarta, Quinta e Sexta feira – 17.00. Sábado e Domingo – 12.00. Bilhetes
X não É Um País Pequeno – Desvendar a Era Pós-Global
X não É Um País Pequeno é uma exposição que explora a nossa atual condição pós-global, observando em diferentes escalas territórios, cidades, infraestruturas, plataformas, corpos, objetos os processos de desglobalização e realinhamento geopolítico que, em muitos casos, foram acelerados e distorcidos em ciclos de fluxo e revisão em rápida evolução durante a atual pandemia.
Com curadoria de Aric Chen, com Martina Muzi, a exposição apresenta nove projetos recentemente criados por profissionais internacionais que trabalham em design, arquitetura e arte e que investigam, articulam e criticam o atual estado convoluto do mundo a partir de múltiplas perspetivas geográficas.
-
Todos os dias, 15.00. Bilhetes
Geómetras da Arte
Com Susana Anágua, José Santos, Fabrícia Valente, Hugo Barata, Jorge Catarino e Patrícia Trindade
Na Grécia Antiga, os cientistas e matemáticos dedicavam-se ao estudo da geometria para entender o mundo. A arte também utiliza a matemática, tanto na forma como nas cores e nos materiais. Nesta visita, iremos explorar a obra de arte contemporânea, através da lógica da matemática.
-
Terceiro sábado de cada mês: 16.00. Bilhetes
Visitas corporate
Visitas customizadas para empresas ou instituições, compostas por um programa de percurso temático e/ou uma atividade prática. Tendo a arte, a ciência ou a tecnologia como base de trabalho e técnicas de expressão plástica e criativa como ferramenta, constrói-se um programa pensado de raiz para cada caso, em que a criatividade e a abertura a novas perspetivas servem como motor para a gestão e a inovação nas empresas.
Espaços Legíveis – Arquitetura e Design
Com Fabrícia Valente e José Santos
Estas visitas proporcionam um panorama das exposições temporárias do maat. Num percurso temático pensado à medida para diferentes públicos, os participantes são desafiados a ir ao encontro da obra de arte e do/a(s) artista(s).
-
Primeiro sábado de cada mês: 16.00 –17.30. Bilhetes
Paisagem: Arte e Natureza
Com Maribel Sobreira
Num percurso temático pelos jardins do museu, pensado à medida para diferentes públicos, o participante é desafiado a dialogar com a biodiversidade e a coexistência entre espécies, numa lógica de conhecer para interpretar e enriquecer a relação com a arte e a natureza.
-
Quarto sábado de cada mês: 16.00. Bilhetes
Percurso Monumental
Venha conhecer a fábrica que iluminou Lisboa — a Central Tejo — e fique a saber mais sobre os fenómenos da energia e os desafios ambientais nesta visita interativa.
-
Todos os dias: 15.00. Bilhetes
Percurso Monumental + Lab
Visite a Central e descubra também as experiências que nos ensinaram a produzir energia elétrica.
Percurso Secreto
Nesta visita pode conhecer as zonas da Central Tejo habitualmente fechadas ao público. Descubra os vários andares das caldeiras, a sala dos reóstatos e do tapete de distribuição do carvão, a torre misturadora, o castelo da água, os túneis e outros segredos da central.
Idades: +12 anos. Duração: 90 minutos.
-
Primeiro domingo de cada mês: 16.00. Bilhetes
Jardins e Instalações de Arte Permanentes
Visita pelos jardins do Campus da Fundação EDP, um projeto paisagístico do arquiteto libanês Vladimir Djurovic que envolve através de passeio pedonável os edifícios da Central e do maat.
-
Sábados e domingos: 18.00. Bilhetes
#museumforall
maat – Museu Aberto a Todos
Programa Necessidades Educativas Especiais
O maat oferece um programa integrado de ações criativas destinado à população portadora de deficiência e/ou doença mental. Partindo das exposições patentes, estas ações criativas exploram o espaço museológico e a vertente oficinal, como intuito de gerar respostas pessoais e criar espaços de diálogo, experimentação e partilha, na esperança de que a terapêutica seja conquistada em conjunto e sentida por cada um.
Visita-oficina: Atlas do Eu
Com Hugo Barata e Joana Andrade
Partindo da transversalidade de linguagens e dos universos criativos dos artistas contemporâneos, esta visita-oficina desafiam os participantes a conhecer melhor os espaços do maat. Utilizando no terreno diferentes expressões artísticas, do desenho à pintura, da fotografia ao vídeo, da expressão corporal à instalação artística. O conjunto de ações a realizar pode variar de acordo com as características específicas de público, e focam-se também em turmas mistas, incluídas no ensino integrado.
Duração: 60 minutos
Espaços Acessíveis – Arquitetura
Públicos normovisuais e invisuais ou baixa visão
Com José Santos
Visita sobre a arquitetura do maat, pensada para desafiar o espectador a entender a arquitetura enquanto diálogo da forma, função, espaço e matéria. Pretende-se sensibilizar e dar a conhecer através do som e do tacto, os espaços do museu, os seus materiais e as suas maquetes, de modo a que o participante compreenda a complexidade do projeto museológico que está para além do visível.
Duração: 90 minutos
Programa Demência – Alzheimer
Com Hugo Barata, Joana Andrade
O programa pretende proporcionar às pessoas com demência e Alzheimer e aos seus cuidadores a oportunidade de participarem na vida do museu. De que forma uma pintura, um som, um livro, a permanência num espaço, num cenário, nos pode impactar?
Tendo por base os acervos museológicos e os temas abordados nas suas exposições, pretende-se reativar memórias através da construção de narrativas individuais e coletivas. Diversos meios artísticos como a pintura, o desenho, a escultura, a expressão corporal, a música e a poesia são veículos de expressão e de mobilização de processos criativos. De que forma comunica e promove a arte uma expressão emocional significativa?
Parceiros: Associação Alzheimer Portugal, Acesso Cultura, Museu de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, Sofia Cabrita e Margarida Mestre.
maaturidades – Arte à Hora do Chá
Programa Séniores, com Fabrícia Valente
Um programa pensado para dar voz aos habitantes seniores, convidando a população a partilhar olhares sobre as provocações e estímulos que o maat veio trazer à cidade: das inquietudes e desafios que a arte contemporânea pode suscitar, a novos modelos sobre o estar e pertencer a um espaço de museu, e a possíveis leituras sobre a arquitetura do museu. Ao longo de cinco meses a hora do chá tem sabor a arte e nela são lançados desafios que podem traduzir-se em diferentes linguagens. Em conjunto, criamos novas dinâmicas no museu e a maturidade é a chave para estas possibilidades.
Idades: +60 anos. Lotação: máx. 8 pessoas. Preço: 20€ / pessoa (bilhete temporada)
-
Novas datas brevemente.