Skip to main content
Category
Exposições
O Mundo de Charles e Ray Eames
Small Description
Curadores: Catherine Ince e Lotte Johnson
O Mundo de Charles e Ray Eames
O Mundo de Charles e Ray Eames

Charles Ormond Eames (1907–1978) e Bernice Alexandra "Ray" Kaiser Eames (1912–1988) iniciaram em 1941 uma parceria duradoura. Esta singular colaboração deu origem a um vasto corpo de trabalho pioneiro e influente no campo do design. Este trabalho extraordinário teve como ponto focal o Eames Office, em Venice, na Califórnia: um “laboratório de ideias" interdisciplinar, ativo durante quatro décadas, onde os Eames e os seus colaboradores investigaram e desenvolveram produtos, mobiliário, filmes, slideshows, design gráfico, projetos expositivos e arquitetónicos, bem como novos modelos pedagógicos. Movidos por ideais filosóficos que valorizavam o conhecimento, a descoberta e a disciplina, abraçavam o potencial da tecnologia e da ciência numa lógica de contribuição para o bem comum. Para eles, não havia separação entre vida e trabalho.

 

Esta exposição debruçou-se sobre a variedade de mundos em que Charles e Ray Eames viveram e trabalharam, dos seus primeiros anos juntos desenvolvendo novos produtos no âmbito do esforço de guerra e a adaptação destas experiências para a fabricação de mobiliário no pós-guerra, até à sua casa, estúdio, e rede internacional de clientes e amigos. A exposição colocou lado a lado exemplos importantes dos objetos mais famosos do atelier Eames, assim como protótipos experimentais e trabalhos raramente vistos em filme, fotografia e arquitetura.

 

Organizada pelo Barbican Centre, em Londres, a exposição The World of Charles and Ray Eames foi também apresentada no Bildmuseet, Umeå, Suécia; no C-Mine, Genk, Bélgica; no Vitra Design Museum, Weil am Rhein, Alemanha; e no The Henry Ford Museum of American Innovation, Detroit, EUA.

MAAT Central
MAAT Central
Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.