Skip to main content
Category
Exposições
Nuno Cera. Luzes Distantes
Small Description
Curadores: José Mouro e Julia Albani
nunocera
nunocera

As transições energética e digital que nos últimos anos marcaram o território de Sines, as suas infraestruturas e, consequentemente, a sua população, influenciaram e inspiraram a obra do fotógrafo e videoartista Nuno Cera. Para esta exposição – uma pesquisa artística a olhar para o futuro – ele partilha as suas observações e reflexões, apresentado alguns trabalhos que nascem da relação de Nuno Cera com esta região.

 

Em 2019, Nuno Cera embarcou num projeto de investigação de duração sobre Sines – a cidade onde ele passou os sempre marcantes anos da adolescência e onde fez a sua primeira aproximação à fotografia. O resultado, Luzes Distantes (2022) consiste numa série de fotografias e uma instalação vídeo sincronizada de dois canais (38 minutos) que também dão o título à exposição e à publicação que a acompanha. Em sete episódios, o artista conduz-nos a locais que selecionou como protagonistas: a Autoridade Portuária de Sines, a Central da EDP, o Terminal XXI, as refinarias da Galp Energia e da Repsol, a Pedreira, as terras do futuro Data Centre e o EllaLink, em justaposição com paisagens naturais.

 

Com Luzes Distantes, Nuno Cera oferece-nos uma observação externa de um olhar que extrai o simbólico, invisível para o nosso olhar rotineiro; reitera a essência de um corpo em permanente transformação e a simultânea desintegração do velho que vai dando lugar ao novo, sem lhe dar tempo para envelhecer.

 

Em parceria com o Centro de Artes de Sines.

MAAT Central
MAAT Central
Tickets
Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.