Skip to main content
Category
Exposições
Lab#1 For a Brave New Brussels
Small Description
Curador: Stéphanie Pécourt
Lab#1, For A Brave New Brussels
Lab#1, For A Brave New Brussels

A exposição For a Brave New Brussels. Artistic vs Technocentric approaches on Smart Cities apresentou no MAAT nove instalações e duas criações in situ de artistas que vivem e trabalham em Bruxelas. As obras apresentadas convidaram o visitante a pensar, de forma crítica, sobre o futuro papel dos artistas nas cidades contemporâneas e sobre o potencial diálogo que podemos criar entre Arte e Indústria.

O conceito de smart cities foi o tema principal dos projetos. As cidades contemporâneas atraem hoje um número crescente de pessoas, e com elas vêm recursos, ideias, oportunidades e conhecimento. Atualmente, 50% da população mundial vive num contexto social desenvolvido. Em 2015, estima-se que esta percentagem atinja os 70%.

As novas tecnologias invadiram os espaços urbanos, e, por consequência, melhoraram a qualidade de vida dos cidadãos. Mas, hoje sabemos pelos estudos que têm sido feitos um pouco por todo o mundo, o peso do impacto deste desenvolvimento digital nas cidades, a nível psicológico, ético, filosófico, social e político.

For a Brave New Brussels pretendeu envolver os cidadãos na resposta à pergunta “O que constitui uma smart city desejável na era da revolução tecnológica?"

 

Artistas
Younes Baba-Ali, Christoph De Boeck, Jan De Cock, Pierre-Jean Giloux – LAb[au], Julien Maire, Annemarie Maes, Joanie Lemercier, Beat Streuli, Maarten Vanden Eynde, Frederik De Wilde

Co-produção: BOZAR (Brussels), Gluon (Brussels), Stéphanie Pécourt

Apoio: The Government of the Brussels Capital Region, MAAT, The Joint Research Centre

Schedule
Start Date
End Date
MAAT Gallery
MAAT Gallery
Indicates required field
Selecione as newsletters que pretende subscrever
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.