Skip to main content
Category
Events
Concert talk: «Bum Bum Paticumbum Prugurundum»
Small Description
With Ernesto Neto (artist) e Jacopo Crivelli Visconti (curator)
Image
ErnestoNeto
Image
ErnestoNeto
Image Credit
Production photo. atelienave, Ernesto Neto, 2023. © Pepe Schettino
Finished
02/05/2024 - 02/05/2024
Text

Musical and artistic practice are fundamental to Ernesto Neto's life and work, as demonstrated by the central place of the drums in the installation Nosso Barco Terra. This concert-talk was conceived by the artist himself and curated by Tânia Lopes. Nine percussionists and music theorists from different contexts and backgrounds meet in a unique moment that will give them the opportunity to present themselves and exchange experiences and visions of their own practices in the very specific context of a penetrable work of art that invites interaction and exchange.
 

Organically composed of a visit to the exhibition led by Ernesto Neto and the exhibition's curator, Jacopo Crivelli Visconti, in an open and horizontal conversation between the various participants and a guided concert, this moment will be all of these things at the same time, without a rigid division between any of them, and with the expectation that the public will be able to interact and participate as openly as possible.

 

Concept: Ernesto Neto e Tânia Lopes

Price: €15/person (25% discount for EDP workers / MAAT Card)
 

Musical Entourage

Brazililan Percussion - Ernesto Neto

Brazililan Percussion - Ricardo Cotrim

Brazililan Percussion - Rodrigo Scofield

Brazililan Percussion - Carlos Henrique da Silva Vicente (Mangueirinha)

African Percussion - Gueladjo Sane

North African Percussion - Ricardo Passos

Indian Percussion - Ustad Fazel Sapand

Portuguese Percussion - Tânia Lopes

Latin American Percussion - Osvaldo Pegudo

Accordion

Tânia Lopes | Perc. Portugal: Nascida em Lisboa em 1982, iniciou a sua experiência musical aos 14 anos na área da Percussão Tradicional Portuguesa, através da Orquestra Toca Rufar. Em 1999 iniciou sua formação como instrumentista, tendo como professores Gueladjo Sané, Roderick Jackson, Conny Kadia, Éden Moreira, André Gonzalo e Osvaldo Pegudo. A sua formação académica musical passou também pela Academia de Amadores de Música, terminando na Escola Villas Boas – Hot Club de Portugal com o 4º ano do Curso Integral de Percussão Afro-Cubana e 2º ano em Jazz Bateria. Em 1998 iniciou o seu trabalho musical em paralelo na área do ensino como professora de percussão tradicional portuguesa em orquestra e acompanhamento de gaitas de foles. Tem desenvolvido a sua experiência profissional em diferentes formações, tais como: Gaitafolia (2002), Dazkarieh (2002), Tucanas (2006), Transatlantistas com Afonso Pais (2009), Luiz e a Lata (2009), Farra Fanfarra (2009), acompanhando uma banda no programa “Voz de Portugal” da RTP1 e no programa “Sábado à Luta” da SIC.

Gueladjo Sane | Perc. Guiné Bissau: Nascido na Guiné Bissau, a música esteve desde muito cedo presente na sua vida, fazendo parte da sua família há muitas gerações. Filho de pai Djidiu (músico tradicional), cresceu a sentir de perto os sons e a tradição do seu povo. Em 1980 concorre ao lugar de solista principal do Ballet Nacional da Guiné Bissau e durante 15 anos levou a música e a dança tradicional do seu país aos quatro cantos do Mundo. Em paralelo participa também noutros projetos musicais de artistas guineenses, realizando concertos na Guiné Bissau e Europa. Em 1997 emigra para Portugal iniciando o seu percurso como artista e professor de percussão tradicional africana de norte a sul de Portugal. Colabora Pontualmente com grupos de teatro e trabalha de um forma muito regular com projetos sociais do concelho de Oeiras, através da sua ligação, já de longa data, com a Associação Cultural e Juvenil Batoto Yeto Portugal.

Ricardo Passos | Perc. Norte de África: Ricardo Passos nasceu no Porto (Portugal). Há vinte anos que viaja pelo mundo guiado pelo interesse na música e cultura de diferentes lugares da Ásia, África, América e Europa. Estudou guitarra clássica e piano no Conservatório do Porto, tap dance e jazz na Escola de Jazz do Porto. Viajou para estudar música até Marrocos, Egito, Istambul, Irão, Índia e China, e no Brasil licenciou-se na Universidade do Estado de Minas Gerais em Música com Habilitação em Educação Musical, aprendeu latin drum e percussões afrocubanas com o mestre cubano Santiago Rhéyter e percussão afrobrasileira com Bill Lucas Atuou em Portugal, Espanha, França, Marrocos, México, Turquia, Irã, China, India, Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Colombia. Explora com profundidade a improvisação e espontaneidade misturando elementos da cultura oriental como as ragas da India com a polifonia da cultura ocidental.

Ustad Fazel Sapand | Perc. India: Nasceu em 1990, na provincia de Herat, no Afeganistão. A sua formação passou pela escola Kamaladen Behzad (Herat), musica clássica Indiana ( Kabul), Curso de Tablas ( Herat), atualmente frequenta o mestrado em etnomusicologia na FCSH. É professor de música e língua e literatura persa ( Dari) e fundador da Honarestan-e-Tarana Music Academy, primeiro centro académico de educação musical em Herat, a única instituição educacional de música no Afeganistão que aplica taxas gratuitas e descontos para jovens e adolescentes de escolas com menores possibilidades económicas, atualmente na lista negra dos Talibãs. Músico diversas vezes premiados por investigação em música. Em 2012, realizou o seu primeiro Workshop de música moderna com a MORCHAHA Music Band liderada por Masoud Hassanzadeh em Herat, e em 2019, em colaboração com a Associação Nowandishan-e-Jawan, realizou um oficina de música moderna para mulheres

Osvaldo Pegudo | Perc. América Latina: Músico percussionista cubano que reside em Portugal. Atualmente é um dos músicos de referência na sua área, repartindo a sua atividade por diversos campos artísticos e pelo ensino, sendo endorser da marca de instrumentos de percussão MEINL e professor na Escola do “Hot Club de Jazz” e na Academia Danças do Mundo, ambas em Lisboa. É diplomado em percussão pela Escuela de Superación Professional Ignácio Cervantes (Havana), na qual foi professor. Efetuou várias tournées: França, Inglaterra, Itália, Mónaco, Espanha, País Basco, México, Cabo Verde. Em Portugal, trabalhou com a “Orquestra Lisboa Latina” e lidera dois grupos – “Ache” e “Grupo Afrocubano IKIRI ADDA” – e diversos grupos de música cubana. Participa em concertos com músicos de expressão portuguesa, é formador de músicos amadores e profissionais e professores de dança, participando em diversos congressos e seminários e desloca-se regularmente a outros países como professor e assessor de grupos de música afro-cubana.

Indicates required field
Language
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
I declare that I am aware of the privacy policy and agree that my personal data will be collected by the EDP Foundation and processed for each of the purposes I have indicated.