Skip to main content
Category
Visitas
Visita com João Pinharanda - Mar Aberto de Nicolas Floc’h
Image
exposição
Image
exposição
Image Credit
Fotografia: Pedro Pina
Terminou
13/04/2024 - 13/04/2024
Text

Convite para um mergulho poético no mundo subaquático de Nicolas Floc’h, artista francês da atualidade que faz do mar o centro das suas pesquisas e descobertas de imaginários artísticos, numa visita orientada por João Pinharanda, diretor do MAAT.
 

A exposição de fotografia, escultura e vídeo parte de um convite lançado pelo MAAT ao artista para uma pesquisa no estuário do Tejo. As obras expostas são, em parte (mas não só), o produto dessa linha de investigação de Floc’h, que mergulhou a diferentes profundidades em 34 pontos ao longo dos 95km que vão de Castanheira do Ribatejo ao Bugio. O resultado abre caminhos inesperados no campo da cor, como mostra o fascinante conjunto de 408 fotografias monocromáticas dispostas em grelha que constitui o grande mural A Cor da Água – Rio Tejo.
 

O contraste surpreendente entre a variada escala de cores das águas do rio e as imagens dramáticas a preto e branco dos fundos marinhos tem um efeito transformativo na experiência do visitante, que assim percorre uma multiplicidade temporal e geográfica assente numa desassombrada viagem estética.
 

Como nos diz João Pinharanda, curador da exposição, «Floc’h não faz da sua obra um manifesto climático explícito, mas no seu conjunto (…) conduz-nos a uma tomada de consciência ecológica. A beleza misteriosa e inquietante das suas imagens e o seu método de registo obsessivo são, só por si, testemunhos poderosos da atenção consciente que o artista dedica ao delicado equilíbrio dos ecossistemas marinhos e ao modo como nos devemos relacionar com eles tanto objetiva como poeticamente».

 

Idioma: Português
Preço: 15€/pessoa (25% desconto colaboradores EDP / Cartão MAAT)

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.