Skip to main content
NYEGE NYEGE: UMA NOVA ESPERANÇA
Image
newhope
Image
newhope
Terminou
18/05/2020 - 18/05/2020
Text

Dia Internacional dos Museus 2020
Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão

NYEGE NYEGE: UMA NOVA ESPERANÇA
O Poder da Música, a Alma de uma Comunidade

Nyege Nyege: Uma Nova Esperança é o primeiro capítulo do novo programa de música e som do maat, intitulado Terra Irada, que será apresentado por ocasião do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio de 2020.

Hoje, mais do que nunca, o papel potenciador que as instituições de cultura podem desempenhar nas sociedades surge como intrínseco ao nosso desejo natural de fazer parte de uma comunidade e de nos sentirmos parte dela. Apesar de muitos destes locais permanecerem fechados por todo o mundo, e de a sua sobrevivência estar ameaçada pelas repercussões económicas da crise que vivemos, devemos aproveitar esta oportunidade para renovar as promessas que fizemos aos círculos que servimos enquanto plataformas catalisadoras que promovem ações e reflexões em torno do significado e construção da ação cultural.

“Tal como os livros, os mapas e as bibliotecas, os museus são ‘tecnologias intelectuais’ (Nicholas Carr) — não são apenas ferramentas que realçam ou complementam características humanas específicas, são motores de conhecimento que alteram a forma como abordamos, compreendemos, imaginamos e criamos o mundo à nossa volta. Têm de se transformar à medida que os transformamos.” (Beatrice Leanza, diretora, maat)

As comemorações do Dia Internacional dos Museus, cujo tema deste ano é “diversidade e inclusão”, relembram-nos que só através de um processo em aberto de debate produtivo e de solidariedade criativa é que os museus, enquanto precursores de cultura, podem continuar a apoiar a transformação das visões do mundo resultantes do respeito mútuo e cuidado pelo nosso destino comum, e que os desafios que um enfrenta são sempre desafios enfrentados por muitos.

Embora as portas do maat permaneçam, por enquanto, encerradas, esforçamo-nos por continuarmos presentes para os nossos públicos e, neste dia, irradiar a energia que vem de “estarmos juntos”, independentemente de barreiras geográficas ou temporais, através do poder libertador e universal da música.

Nyege Nyege: Uma Nova Esperança, título do projeto que preparámos para o Dia Internacional dos Museus 2020, é o primeiro capítulo do novo programa de música e som do maat, intitulado Terra Irada, com curadoria de Pedro Gomes, que irá decorrer ao longo dos próximos meses.

Uma iniciativa criada por dois europeus — Arlen Dilsizian e Derek Debru — em Kampala, no Uganda, a Nyege Nyege HQ tem proporcionado meios de produção, um festival, uma estrutura de representação e, sobretudo, vários canais viáveis a partir dos quais culturas insulares e com pouca exposição podem apresentar-se. Esta iniciativa inclui idiomas subsarianos, mas também de outras partes do mundo, num processo em constante expansão. A Nyege Nyege tem sido um bastião de ideias e de iniciativas construtivas e positivas para a era pós-colonial. Tem ajudado a estimular o orgulho próprio dos artistas e, assim, a compreenderem que podem trabalhar fora das suas áreas artísticas de forma a provocarem um impacto concreto no mundo exterior. Ao fazê-lo ao longo dos últimos cinco anos e em vários continentes, o projeto tem contribuído para a expressão de pensamento livre num contexto de respeito mútuo e civilidade. 

A Nyege Nyege faz parte de um coletivo artístico sedeado em Kampala que inclui uma residência artística e estúdios comunitários, e duas editoras discográficas /Nyege Nyege Tapes e Hakuna Kulala). Para descrever o festival de quatro dias que organiza, a Nyege Nyege convoca as seguintes palavras:  “alegria abundante, música e músicos alternativos em África, de África ou com um profundo interesse em conhecer melhor o continente; representa diversão e curiosidade e desafiar fronteiras, sempre com um sentido de inclusividade e um convite à surpresa.”

Nesta colaboração inédita com o maat, o programa transmite seis emissões diferentes a partir de seis localizações no mundo — África do Sul, Mali, Tanzânia, Santa Lúcia nas Caraíbas, Ilha da Reunião e Uganda — onde comunidades e ideias visionárias se unem sob uma única bandeira de progresso, confronto, celebração e compreensão.

 

Programação

16.00 – 17.00
Conversa:
Pedro Gomes com Arlen Dilsizian e Derek Debru (cofundadores da Nyege Nyege). Moderação de Shannen SP.
(conversa em inglês)

17.00 – 21.00
Atuações e DJ sets:
Menzi (Durban, África do Sul), estilo Future Gqom
DJ Diaki (Sanankoroba, Mali), estilo Balani Fou Show
Jay Mitta com MC Anti Vairus (Dar Es Salaam, Tanzânia), estilo Singeli
DJ Chengz (Santa Lúcia, Caraíbas), estilo Lucian Kuduro/ Dennery Segment
Jako Maron (Ilha da Reunião), estilo Electro Maloya
HHY & The Kampala Unit, Avant Percussion Ensemble (Uganda, Portugal, Congo)

Marque na agenda: segunda-feira, 18 de maio, 16.00
Registe um lembrete na página específica do canal de YouTube do maat
Siga as redes sociais do maat para ficar a saber mais sobre a programação e sobre os protagonistas:
@maatmuseum no Instagram e no Facebook

Ligue-se e dance connosco!

Indicates required field
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.