A CIÊNCIA DOS PSICADÉLICOS
Pedro Teixeira
Após terem marcado uma geração e influenciado decisivamente a cultura dos anos 50 e 60 do séc. XX, o uso de substâncias psicadélicas foi criminalizado e dramaticamente estigmatizado. A partir de 1970, a investigação científica sobre os seus efeitos terapêuticos foi também bruscamente interrompida e proscrita, num processo sem precedentes na história moderna da ciência. Contudo, assistimos na última década a um renascido e vigoroso interesse nestas substâncias, em grande parte impulsionado por descobertas científicas notáveis na área da saúde mental (por exemplo, como terapia para depressão e ansiedade) e para o tratamento de dependências várias como tabaco e álcool. A constatação paradoxal da existência de “drogas de abuso” (ou recreativas), ainda hoje ilegais em quase todo o mundo, que não só aparentam ser seguras e não-aditivas como podem curar problemas de saúde que afligem milhões, desperta um crescente interesse de cientistas, jornalistas, governantes, e também do público.
Nesta conversa no maat, Pedro Teixeira, Professor de Nutrição, Exercício, e Saúde, e Investigador da Faculdade de Motricidade Humana (Universidade de Lisboa) irá caracterizar o que são substâncias psicadélicas, explicar os efeitos que produzem, descrever o estado atual da ciência neste domínio com interesse para a saúde, e discutir as implicações da crescente procura de experiências psicadélicas, tanto por doentes como por não-doentes, em busca de uma vida melhor.
CIÊNCIA É FICÇÃO
Sente que novos e complexos tópicos e palavras científicos estão a entrar rapidamente no nosso dia-a-dia? Sabe o que significa biodegrabilidade, o que é o biodesign, o que significa a sigla IA ou que a Psicadélica é uma ciência que estuda a saúde mental e consciência humana?
O museu propõe várias conversas com cientistas, matemáticos, engenheiros, médicos, artistas e outros especialistas. Estas sessões visam reduzir o gap entre a ciência (muitas vezes complexa e codificada) e a sociedade em geral. Os oradores são convidados a abordar temas complexos com uma linguagem clara, mas não redutora. Crianças e adultos são bem-vindos: todos sairão destas conversas mais esclarecidos.
Todos os eventos realizados no espaço do museu têm capacidade limitada de lugares sentados de forma a cumprir as regras de distanciamento.
A ocupação é feita por ordem de chegada.