A exposição Álbum de Família reúne obras da Coleção Fundação Carmona e Costa, a mais extensa coleção privada portuguesa que será apresentada, pela primeira vez, ao público e à crítica.
Maria da Graça Carmona e Costa, atualmente a mais importante mecenas privada do país, reuniu a sua coleção ao longo dos últimos 50 anos mas esta nunca foi mostrada de modo sistemático. Constituída por sólidos núcleos autorais, que cobrem as décadas de atuação das duas instituições que criou (a galeria Giefarte e a própria Fundação Carmona e Costa), Álbum de Família – Obras da Coleção Fundação Carmona e Costa dá conta não apenas do gosto pessoal mas também de parte significativa da própria história da arte portuguesa nas últimas décadas, explicitando o modo como nela interveio Maria da Graça Carmona e Costa através da promoção de exposições ou aquisições. As suas iniciativas rodeiam, alimentam e explicam em grande parte a coleção, havendo uma fusão permanente e contínua entre a coleção e as atividades da fundação e entre estas e a vida e gostos da sua mentora.
A apresentação da coleção realiza-se no MAAT (edifício Central) e, em dois momentos, na sede da Fundação Carmona e Costa. São portanto três momentos a considerar: nenhum esgota ou resume a coleção e nenhum cobre inteiramente a diversidade das obras e dos nomes que a compõem.
Visitas orientadas
Todos os dias, com exceção das terças-feiras: 16.00
[Visitas gratuitas mediante apresentação de bilhete de entrada no museu.]