Notícia
Portuguese Jewellery X MAAT desafia jovens criadores

Sete jovens designers de joalharia contemporânea vão criar a coleção Portuguese Jewellery X MAAT, desenvolvendo peças exclusivas, inspiradas na arquitetura do edifício do museu. A coleção contará também com a participações de Maria Avillez e Leonor Silva, as duas designers de jóias residentes da loja no museu. 
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o MAAT e a AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, no âmbito da qual os jovens criadores, com marca e empresa constituída, foram convidados a apresentar candidatura. A força e a diferenciação do conceito criativo foram os critérios que determinaram a escolha dos sete criadores que irão também apresentar as suas coleções em nome próprio na loja do MAAT, a partir de dezembro de 2018. 

Ana Pina

Ana Pina nasceu em 1980, no Porto, cidade onde estudou, vive e trabalha.
Frequenta o curso de arquitectura (FAUP, 2004) e trabalha alguns anos na área, até descobrir a paixão pela joalharia contemporânea e decidir dedicar-se a esta área a tempo inteiro. A sua formação inclui a passagem por um workshop de iniciação na Escola Contacto Directo e o curso profissional na Escola Engenho e Arte, a par de algumas formações complementares mais específicas.
No seu trabalho alia a sua experiência em arquitectura a técnicas tradicionais de joalharia e conceitos contemporâneos de design na criação de peças com inspiração marcadamente abstracta e geométrica, na busca de um estilo moderno, versátil e feminino.
Peças únicas ou colecções limitadas articulam elementos de um vocabulário comum, num jogo de contrastes e texturas, relações geométricas e assimetrias, como se de letras que compõem palavras inseridas num texto maior se tratassem.

anapina.com
instagram.com/anapatriciapina
facebook.com/anapina
Dalila Gomes

As jóias de Dalila Gomes são peças de design exclusivo, únicas ou disponíveis apenas em pequenas edições, a maioria delas feitas inteiramente à mão no seu atelier. 
Licenciada em Arquitetura pela FAUP, Dalila Gomes ingressa mais tarde no curso de joalharia da Escola Contacto Directo. No seu percurso enquanto arquiteta destacam-se diversos prémios, assim como o trabalho de coordenação de vários projetos de autoria de Álvaro Siza Vieira. 
A joalharia foi, desde sempre, uma paixão para Dalila. Contudo, e como não podia deixar de ser, o design das suas criações é fortemente influenciado pela sua formação e experiência enquanto arquiteta. Simplicidade, versatilidade e equilíbrio são alguns dos princípios subjacentes ao desenho das suas jóias. Desafiando constantemente os limites entre tradição e vanguarda, as suas criações nascem de uma forte experimentação e manipulação da matéria, assim como de uma exploração das potencialidades que as novas tecnologias oferecem.  
Gestos simples como dobrar, vincar, subtrair ou entrelaçar permitem explorar temas transversais a outras Artes, em particular à Arquitetura, como a geometria, a estrutura, a ‘simetria assimétrica’, o movimento, a ilusão de ótica, sensação de infinito, entre outros.  
Nas jóias de Dalila Gomes tudo é definido e desenhado ao pormenor, tudo tem de ser lógico e claro, regido pelas proporções certas. Na busca da perfeição, valoriza-se o rigor formal e a qualidade dos acabamentos tirando-se partido das características do metal para obter o efeito visual desejado. 

dalilagomes.com 
facebook.com/dalilagomes.jewellery 
instagram.com/dalilagomes_jewellery 
Joana Santos

Joana Santos nasceu em 1986 na cidade do Porto. Licenciada em arquitetura, sentia falta do trabalho manual, mais intimista, e do desafio sem limites da criação. Olhou sempre para a joalharia com grande curiosidade e admiração, razão que a levou,  em 2013, a iniciar a sua jornada de descoberta e aprendizagem.
O seu desenho é minimal e geométrico e inspira-se em formas arquitetónicas, mas também nos movimentos da natureza e na arte, contrastando a racionalidade da linha com a delicadeza da técnica e a imprevisibilidade do detalhe.

Do conceito ao desenho e do processo à matéria, são rigorosas as jóias que crescem nas mãos de Joana. Em prata, pequenas coleções ou edições limitadas, aliam o trabalho manual, minucioso e cuidado, com a pesquisa conceptual e a experimentação técnica.
Todas as peças são exclusivas e originais, pensadas e realizadas pela criadora no seu estúdio, no Porto.

joanasantosjewellery.com
facebook.com/JoanaSantosJewellery
instagram.com/joanasantosjewellery
Kathia Bucho

Kathia Bucho é designer de joalharia contemporânea e actualmente desenvolve a actividade no seu atelier em Lisboa. Atraída pela elegante simplicidade das linhas minimalistas, vagueia entre estruturas mecânicas e formas geométricas extraídas do seu ambiente urbano original, introduzindo no seu trabalho detalhes inesperados que resultam em ergonómicas esculturas como uma pequena extensão do corpo que as usa.
Do tradicional trabalho de joalharia clássica em materiais ditos “nobres” à utilização de plásticos, nylons e borrachas, do esboço inicial em papel à criação digital usando impressão em 3D, Kathia explora o seu universo quotidiano, transformando-o em peças que reflectem uma verdadeira visão artística independente.
Kathia Bucho começou por estudar Joalharia Contemporânea na escola Contacto Directo em Lisboa. Posteriormente frequentou e completou em 2017 o Curso de Design de Autor no Centro de Joalharia de Lisboa (CJLX). Em 2016 obteve o punção de fabricante de ourivesaria da Contrastaria da Casa da Moeda, criou e lançou a sua marca.

kathiabucho.com
facebook.com/kathiabuchojewelry
instagram.com/kathiabuchojewelry

 

Romeu Bettencourt

Romeu Bettencourt nasceu na ilha de São Miguel, Açores. Viaja ainda novo para o Porto, onde inicia a sua formação na Escola Secundária Artística Soares dos Reis.
Em 2006, ruma à Escócia para estudar no North Glasgow College, e em 2007 entra na ESAD – Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos, licenciando-se em Joalharia.
Foi um dos 60 finalistas seleccionados, entre 600 concorrentes, de várias especialidades, a nível mundial, presente na Schmuck 2011, em Munique, Alemanha e posteriormente em Cagnes-sur-Mer, em França.
Em 2016 ganhou o prémio Designer Revelação na Portojóia - Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria.
A marca em nome próprio começa a dar os primeiros passos, mas o conceito está já bem vincado.
A linguagem é geométrica e minimalista, mas sedutoramente feminina. A construção remete para os princípios da engenharia, com linhas dinâmicas e formas mecânicas, que dão a ilusão de um movimento permanente.

romeubettencourt.com 
facebook.com/romeubettencourtjewellery
instagram.com/romeubettencourt
Sara Coutinho

Sara Coutinho concebeu a MATER jewellery tales como uma marca que apela à intenção em contar histórias que fiquem guardadas na nossa memória. A marca nasceu em 2015, no Porto, e a origem do desenvolvimento das coleções está assente no legado histórico, cultural e humano.
A MATER define-se pelo design próprio e exclusivo que promove a individualização, a personalização e a exclusivida­de. O trabalho da MATER é baseado em interpretações geometrizadas que passam por simplificações várias. A produção de cada peça combina a abordagem tecnológica,  uma dualidade entre design computacional e artesanato. 

mater-jewellery.com
facebook.com/Mater.jewellerytales
instagram.com/materjewellerytales
Vanessa Pires

Vanessa Pires é a designer e criadora das jóias Vanglória. 
Licenciada em Marketing e Publicidade, foi na joalharia que encontrou a sua paixão. 
Após frequentar o curso de Técnicas de Joalharia da Escola de Joalheiros Contacto Directo, estagia durante três anos na oficina Sinais de Encanto, sob a orientação do mestre ourives José Maria Bulhão. Em 2011 abre o seu atelier e em 2014 obtêm o punção de fabricante da Contrastaria da Imprensa Nacional da Casa da Moeda. 
As suas criações, concebidas artesanalmente, recorrendo a técnicas tradicionais, têm uma forte componente conceptual, e resultam da fusão entre o mundo concreto das formas e a intangibilidade das emoções, num processo alquímico que traz à luz jóias arrojadas, plenas de simbolismo.

https://vangloria.pt
facebook.com/vangloriajewelry
instagram.com/vangloriajewelry