Notícia
exposição segunda natureza no The Kreeger Museum em washington
Sandra Rocha
Sem título (DR – Um Diário da República, 2012), 2014

 

No âmbito das comemorações do mês de Portugal nos Estados Unidos da América, a Fundação EDP foi convidada a apresentar no The Kreeger Museum em Washington a exposição Second Nature: Portuguese Contemporary Art from the EDP Foundation Art Collection. Esta é a primeira exposição coletiva de arte contemporânea portuguesa apresentada nos EUA.

As 38 obras selecionadas pelos curadores Pedro Gadanho e Luísa Especial partem do núcleo original da exposição Segunda Natureza apresentada no MAAT em junho de 2016. Estão representados 19 consagrados artistas portugueses, entre os quais Alberto Carneiro, Gabriela Albergaria, Julião Sarmento, Vasco Araújo, Alexandre Estrela ou Fernando Calhau. A temática da exposição mantém o foco num testemunho multifacetado sobre a indissociabilidade entre o homem e o mundo natural.

A exposição organiza-se pela deteção de afinidades entre as obras. Salientam-se alguns dos múltiplos pontos de contacto e alguns dos artistas cujas obras estabelecem essas ligações: a inscrição do corpo no contexto natural, através da experiência e do registo da mesma (Alberto Carneiro, Pedro Vaz); o jardim como dispositivo crítico, onde se veiculam e questionam códigos culturais e se inscrevem experiências pessoais e coletivas (Vasco Araújo, Gabriela Albergaria); a tensão entre a esfera natural e tecnológica (Alexandre Estrela), e os impactos da última na primeira, num cenário ficcionado (Miguel Soares).

Second Nature: Portuguese Contemporary Art from the EDP Foundation Art Collection estará patente de 4 de junho a 31 de julho no The Kreeger Museum.