Notícia
conheça aqui os 6 finalistas do Prémio Novos Artistas 2019

Isabel Madureira Andrade, AnaMary Bilbao,
Dealmeida Esilva, Mónica de Miranda, Henrique Pavão e Diana Policarpo são os 6 finalistas da 13ª edição do
Prémio Novos Artistas Fundação EDP

 

Isabel Madureira Andrade, AnaMary Bilbao, Dealmeida Esilva, Mónica de Miranda, Henrique Pavão e Diana Policarpo são os seis finalistas da 13ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP. Os artistas vão integrar a exposição do Prémio que inaugurará em maio de 2019 no MAAT.

Selecionados por Inês Grosso, Sara Antónia Matos e João Silvério, curadores da exposição, os seis finalistas – selecionados entre mais de 530 candidatos – vão apresentar novas obras, produzidas para a exposição e cujo vencedor será escolhido por um júri internacional, durante o decorrer da exposição.

O Prémio Novos Artistas Fundação EDP foi constituído em 2000 e desde então já distinguiu Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes, Ana Santos, Mariana Silva e Claire de Santa Coloma.

O Prémio é reconhecido como um dos mais significativos no panorama artístico nacional e demostra a forte a aposta da Fundação EDP na descoberta de novos talentos e novas propostas artísticas na arte contemporânea em Portugal.

A premiação destes artistas e a oportunidade que Fundação EDP oferece de trabalharem de forma orientada por um curador, e no contexto de um museu, tem-se revelado fundamental para o início ou reforço de significativas e notáveis carreiras nacionais e internacionais.

A exposição inaugura a 15 de maio, coincidindo temporalmente com a feira internacional de arte contemporânea ARCOlisboa, e fica patente até outubro de 2019, na galeria da Central 1.