Datas

05 Jun 2019 - 09 Set 2019
horas
11h00 - 19h00
encerra
terças-feiras
Curadoria
Inês Grosso, Ana Cristina Cachola
Exposições
VASCO ARAÚJO. MOMENTO À PARTE

Vasco Araújo, Sabine/Brunilde, 2013

 

A exposição Momento à parte propõe uma visão transversal da obra de Vasco Araújo a partir da relação que o artista estabelece entre a performatividade da voz e do corpo, através de dispositivos específicos que conjugam objetos visuais distintos. No trabalho de Vasco Araújo, a voz assume-se como o lugar para a construção de identidades individuais e coletivas, que criam imagens de confronto entre a ficção e a realidade. Por outro lado, o corpo projeta esta configuração identitária e define o modo como cada ser humano se relaciona e se apresenta ao mundo e como, simultaneamente, vê, constrói e se deixa construir pelo Outro.

Esta exposição marca os 20 anos de produção artística de Vasco Araújo e integra-se na programação do MAAT pela relevância do percurso nacional e internacional do artista, que foi também um dos primeiros vencedores do Prémio Novos Artistas Fundação EDP, em 2002, e está representado na coleção da Fundação. A exposição reunirá trabalhos nunca antes mostrados em Portugal, assim como a primeira obra do artista, o vídeo intitulado “O Carteiro Toca Sempre Duas Vezes” (1999-2000).

 

A performance da inauguração - Libertas. Da condição de pessoa livre - acontece em parceria com o 4Cs – do Conflito à Convivialidade através da Criatividade e da Culturaum Projecto de Cooperação Europeu co-financiado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia. Este projecto é coordenado pela Universidade Católica Portuguesa e conta com a colaboração de sete parceiros: Tensta Konsthall, SAVVY Contemporary, Royal College of Art, Fundació Antoni Tàpies, Vilnius Academy of Fine Arts, Museet for Samtidskunst e ENSAD.