Room

Galeria Oval

Datas

05 Out 2018 - 01 Abr 2019
ENCERRA
TERÇAS-FEIRAS
Horas
11h00 - 19h00
CURADORIA
Pedro Gadanho & Marta Jecu
Exposições
Tadashi Kawamata. Over Flow
© Os Espacialistas

 

Over Flow, a exposição individual de Tadashi Kawamata na Galeria Oval do MAAT, foca questões em torno do turismo e da ecologia globais. Uma instalação imersiva convida o visitante a experienciar uma paisagem marítima na sequência de uma catástrofe ecológica imaginária em que os detritos transportados pelos oceanos engoliram a civilização.

Este artista japonês, mundialmente conhecido pelos seus ambientes arquitetónicos sustentáveis de grande escala, desenvolveu o projeto ao longo de um ano de pesquisa e trabalho de campo em Portugal, culminando num workshop com artistas e arquitetos orientado pelo coletivo arquitetónico Os Espacialistas. A instalação encomendada pelo MAAT integra resíduos de plástico e barcos abandonados, recolhidos na costa portuguesa durante as campanhas de limpeza de praias (com o importante contributo de voluntários da Brigada do Mar, de associações da Câmara Municipal de Almada e do Porto da Nazaré). Estes elementos compõem uma forma escultórica que sugere os elementos poluentes agregados pelos movimentos perpétuos dos oceanos, bem como os efeitos do turismo global e o seu consumo dramático de recursos naturais.

 

 

Parceiros 
Brigada do Mar
Câmara Municipal de Almada
Universidade Lusíada de Lisboa
BoCA – Biennial of Contemporary Arts

 

Apoio 
Câmara Municipal de Grândola
Câmara Municipal de Oeiras
Logoplaste
Porto da Nazaré / Docapesca - Portos e Lotas, S.A

 

Agradecimentos 
Agrupamento 929 – Escuteiros Marítimos de Belém / Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português; NecSport; Ocean Alive


Mecenas da exposição 
at kearney