Datas

ONDE
GALERIA MUNICIPAL DO PORTO
Exposições
Quote / Unquote. Entre Apropriação e Diálogo
Diogo Evangelista, OOOOOOIN!, 2016. Coleção de Arte Fundação EDP

 

Quote / Unquote. Entre Apropriação e Diálogo apresenta uma seleção de obras da coleção da Fundação EDP, subordinadas ao tema da apropriação na arte contemporânea.

No período temporal que define a coleção – dos anos 60 do século XX até à atualidade – a exposição propõe uma leitura transversal destas práticas: a apropriação direta de imagens, textos ou outras formas de produção cultural, a citação como elemento que concorre para a produção de sentido, ou o diálogo consciente e assumido com autores e criações preexistentes.

Realizada em curadoria colaborativa – Gabriela Vaz-Pinheiro e Ana Anacleto - a exposição estrutura-se em torno de três subnúcleos: “Arquivo e Quotidiano”, “Espacialidade e Política” e “Imagem e Narrativa”, que pretendem agregar conjuntos de obras em torno de afinidades eletivas, propondo assim, também, diálogos intrínsecos.

Este é o segundo momento da série de exposições Perspetivas | Coleção de Arte Fundação EDP e vai estar patente na Galeria Municipal do Porto da qual a Fundação é Mecenas desde 2015.