Datas

07 Nov 2018 - 25 Fev 2019
Horas
11h00 - 19h00
ENCERRA
TERÇAS-FEIRAS
CURADORIA
Pedro Gadanho & Rita Marques
Exposições
JONAH FREEMAN & JUSTIN LOWE. SCENARIO IN THE SHADE
© LAST MAGAZINE
 

A dupla nova-iorquina Jonah Freeman & Justin Lowe apresenta Scenario in the Shade, uma instalação ambiental imersiva que joga com os conceitos de urbanismo hipertrópico, comunidade, ritual e psicofarmacologia. Apresentada pela primeira vez na Bienal de Istambul em 2017, comissariada por Michael Elmgreen e Ingar Dragset, esta é a segunda vez que esta instalação é apresentada na Europa, depois de ter sido mostrada na Kunsthal Charlottenborg, em Copenhaga.

Concebida como um ambiente multiespacial, esta exposição constitui um cenário arquitetónico e cinematográfico baseado nas subculturas juvenis de San San Metroplex. San San teve a sua origem numa ideia do futurista Herman Kahn no seu livro, The Year 2000 (1967). Este autor especulava que a zona costeira entre San Diego e San Francisco iria crescer até transformar-se numa metrópole gigante, região que apelidou de San San.

A partir desta ficção, a dupla Freeman & Lowe construiu um misterioso mundo paralelo, articulado através de uma diversidade de objetos, ephemera, cenários arquitetónicos e uma trilogia de filmes. O trabalho cinematográfico no centro da exposição inaugura o programa curatorial do Video Room no MAAT, dedicado à prática expandida do vídeo.