Datas

ENCERRA
TERÇAS-FEIRAS
ONDE
SALA DAS CALDEIRAS, EDIFÍCIO CENTRAL
horas
12H00 - 20H00
Curadoria
BENJAMIN WEIL
Exposições
JOÃO ONOFRE. UNTITLED (ORCHESTRAL)

 

João Onofre apresenta uma instalação performativa site-specific para a emblemática Sala das Caldeiras do edifício da Central. Esta nova obra multimédia é inspirada na história deste espaço enquanto fonte de Luz essencial para a cidade de Lisboa, mas também enquanto mostra da tecnologia mais avançada. A presença imponente das caldeiras monumentais, assim como as enormes janelas, foram também uma importante fonte de inspiração.

Usando o sol como fonte de Luz e de energia, Onofre reinventa o conceito de central elétrica, desta vez usando-a como palco e instrumento.

Continuando o seu trabalho de pesquisa sobre a relação entre som e espaço, Onofre criou uma atuação sonora em tempo real gerada pelo trajeto do sol e pela intensidade dos seus raios. Os dois elementos ativam uma orquestra de instrumentos de percussão computorizados escondidos no espaço. À medida que os raios incidem sobre os vários elementos das caldeiras, produzem uma panóplia de sons que são preparados pelo artista em colaboração com o famoso percussionista Miquel Bernat.

Os visitantes que regressarem à obra poderão testemunhar em tempo real elementos essenciais à natureza que o nosso estilo de vida moderno praticamente obliterou. De facto, a maioria das pessoas, sobretudo quem vive nas cidades, deixou de ter qualquer noção das estações, quase nem reparando na variação da duração dos dias, ou na inclinação do sol. Com esta nova obra, João Onofre materializa de forma aliciante o modo como estes aspetos nos afetam a todos. Mais do que em qualquer outra obra da sua autoria, a passagem do tempo é crucial nesta nova instalação.