Sala

Galeria Oval

Datas

ENCERRA
TERÇAS-FEIRAS
HORÁRIO
12H00 - 20H00
CURADOR
PEDRO GADANHO
ENTRADA
GRATUITA
Exposições
DOMINIQUE GONZALEZ-FOERSTER. PYNCHON PARK
Dominique Gonzalez-Foerster, Pynchon Park, 2016. Vista da instalação no MAAT, 2016. Fotografia: Bruno Lopes

 

Na primeira encomenda para uma intervenção no emblemático espaço central do novo edifício do MAAT, a prestigiada artista francesa Dominique Gonzalez-Foerster foi convidada a criar uma obra site-specific em torno do tema que inaugura a programação do novo museu: Utopia/Distopia. Evocando um conto de fadas para o século XXI, a artista concebeu Pynchon Park como um recinto no qual seres de outro mundo observariam o comportamento humano nas melhores condições possíveis. O novo trabalho ocupa por inteiro os quase mil metros quadrados da Galeria Oval do MAAT, proporcionando uma experiência lúdica e intrigante em que os espectadores se tornam parte da obra de arte.

Na sequência de ambientes de grande escala, como TH.2058 na Tate Modern, em Londres (2008), ou Ballard Garden no deSingel, em Antuérpia (2014), Pynchon Park estreia em Lisboa como uma peça na qual Gonzalez-Foerster combina vários meios artísticos – escultura, som, luz, performance – com referências literárias clássicas e ideias de distopia derivadas do universo da ficção científica.

Visita jogo: Descarregue aqui o nosso folheto de atividades em família antes da sua visita. Divirta-se! 

 

Dominique Gonzalez-Foerster - Pynchon Park - 2016

Dominique Gonzalez-Foerster, Pynchon Park, 2016. Vista da instalação no MAAT, 2016. Fotografia: Bruno Lopes

 

Aviso: o encerramento desta exposição foi antecipado, de 20 de março para 6 de fevereiro de 2017. Pedimos desculpa pelo incómodo.