Datas

23 Jan 2019 00:00 - 20 May 2019 00:00
Horas
11h - 19h
curadoria
IWONA BLAZWICK
encerra
terças-feiras
Central 2
Exposições
Carlos Bunga. THE ARCHITECTURE OF LIFE. ENVIRONMENTS, SCULPTURES, PAINTINGS AND FILMS
©  Bruno Lopes

 

“O meu projeto é uma espécie de arquitetura; não é um espaço real, mas uma ideia mental.” As estruturas esculturais e de pintura de Carlos Bunga (n. 1976) sugerem a arquitetura como corpo e espaço mental. A exposição começa com uma pequena maqueta de habitação social onde o artista cresceu. É o início de uma viagem desde a miniatura ao monumental. Usando apenas cartão e tinta, Bunga constrói maquetas arquitetónicas fantásticas, peças de mobília como esculturas e pinturas enquanto ambientes imersivos.

As suas obras conjugam uma poderosa materialidade com a evocação de estados psíquicos. Animado por filmes das suas ações e atuações, assim como documentação de uma década de obras, este é o primeiro grande panorama da obra de Bunga. Encenando ciclos de construção e destruição, Bunga explora estados de destituição e de nomadismo; a natureza da experiência espacial; e o potencial criativo e simbólico de uma ruína.

 

Where I am free 
na Fundação Carmona e Costa
22 de janeiro a 26 março
curadoria: Inês Grosso

 

Where I am free é a primeira exposição exclusivamente dedicada ao desenho na obra de Carlos Bunga. A exposição surge no âmbito de uma parceria entre a Fundação Carmona e Costa e o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, onde é possível ver a primeira grande apresentação monográfica do seu trabalho em Portugal.

Na Fundação Carmona e Costa é apresentada uma seleção de desenhos, esquissos e anotações — alguns deles estavam há mais de uma década guardados nos arquivos do artista, sendo que muitos nunca foram exibidos —, mas também obras recentes concebidas especificamente para a Fundação.

Ocorrendo em simultâneo, as duas exposições proporcionam uma oportunidade única para revisitar trabalhos mais antigos de Carlos Bunga, mas também para conhecer a sua produção mais recente e o percurso de um dos artistas mais fascinantes da sua geração — e também o vencedor do Prémio Novos Artistas Fundação EDP em 2003. No âmbito destas exposições será lançado um catálogo em parceria com a editora espanhola Ediciones Polígrafa, que incluirá uma ampla seleção de imagens e ainda um conjunto de textos e ensaios inéditos assinados por diversos autores.

 

bunga

 

Parceiros institucionais
Fundação Carmona e Costa
CIAJG - Centro Internacional das Artes José Guimarães

Agradecimento
Escola Superior de Comunicação Social