Room

Galeria Oval

Datas Anteriores

04 Out 2017 - 26 Fev 2018
ENCERRA
Terças-feiras
horas
11H-19H
CURATORIA
PEDRO GADANHO
Exposições
BILL FONTANA. SHADOW SOUNDINGS
Vista de exposição: Shadow Soundings, Bill Fontana, Galeria Oval do MAAT, 2017

 

Shadow Soundings, a nova encomenda internacional para a Galeria Oval do MAAT, é uma instalação imersiva de som e vídeo do artista norte americano Bill Fontana, realizada a partir dos sons e vibrações da Ponte 25 de Abril e do rio Tejo. Nesta instalação especialmente criada para Lisboa, o artista capta as sonoridades da ponte e áreas circundantes — tão familiares aos habitantes da cidade — e amplifica-as, conferindo-lhes musicalidade.
 

Bill Fontana é mundialmente reconhecido como pioneiro em experiências artísticas com som. Como o próprio gosta de se intitular, Fontana é um artista que “tira os sons das coisas”. A sua vasta carreira como sound artist inclui exposições individuais no Whitney Museum of American Art, no San Francisco Museum of Modern Art, na Art Gallery of NSE em Sydney, entre muitos outros. Conhecido pelas suas instalações sonoras de grandes dimensões, Fontana criou obras site-specific, como Harmonic Bridge, que apresentou em 2006 na Tate Modern, em Londres.
 

Em Lisboa, e pela primeira vez, o artista alia uma dimensão sonora dinâmica à componente de vídeo transmitida em live streaming. Através de sete pontos de projeção, a instalação mostra vistas únicas da ponte e do Tejo, bem como ângulos desconhecidos das sombras dos veículos em movimento no tabuleiro da ponte. Como conta o artista, foi destas “sombras em movimento que criam aquele som ‘cantado’ tão característico da ponte” que surgiu o título Shadow Soundings.

 

Com o apoio de:

logos

 

 

CRIE A SUA  COMPOSIÇÃO SONORA COM OS SONS DA PONTE 25 DE ABRIL CAPTADOS POR BILL FONTANA!

 

O webapp abaixo disponível é uma composição permite que os visitantes possam compor suas próprias peças sonoras com samples de áudio provenientes da Ponte 25 de Abril, tendo assim um novo entendimento do projeto, tanto tecnicamente como esteticamente e conceptualmente. O projeto é inspirado em uma peça publicitária que a marca Hennessy fez em parceria com o New York Times e com Bill, mas muito mais voltado para uma maior compreensão da exposição da Galeria Oval. A proposta é que os visitantes possam experimentar uma versão simplificada do processo do artista, baseado na sua filosofia sobre composição: "I began my career as a composer. What really began to interest me was not so much the music that I could write but the states of mind I would experience when I felt musical enough to compose. In those moments, when I became musical, all the sounds around me also became musical.”

 

 

Bridge

Bill FontanaAcelerómetro Hidrofone Estrada 1 Estrada 2        

Accelerometer 1

 

Accelerometer 2

 

Hydrophone

 

Roadway

 
This block is broken or missing. You may be missing content or you might need to enable the original module.