Em parceria com o Festival de Poesia de Lisboa, com o tema “Cartografia dos Afetos”, propõe-se um momento de microfone aberto no espaço expositivo. Todos os participantes são convidados a ler ou partilhar poemas — da sua autoria ou de outros autores — inspirados na ideia de “pintar dias cinzentos”.
A sessão será moderada por Catarina Marques, convidada do Festival, e pretende criar um ambiente de experimentação poética, onde a leitura em voz alta se transforma num gesto de encontro, partilha e construção de redes afetivas entre público e participantes. Estão convidados a participar poetas amadores e profissionais, entusiastas de literatura ou público geral e escolar que queira praticar leitura em voz alta num ambiente coletivo.
Esta iniciativa integra-se na exposição lápis de pintar dias cinzentos* – Obras da Coleção de Arte Fundação EDP , cujo título se inspira numa obra de Carlos Nogueira.
Data: 28 setembro
Hora: 11.00 – 13.00
Preço: Para assistir: Bilhete Entrada no Museu | O bilhete deste programa concede acesso no dia a visitar todas as exposições patentes no museu.
Para participar: Inscrições fechadas
Participantes leitores: máx. 20 pessoas Min. 10 pessoas.
Audiência (plateia): máx. 80 pessoas. Min.10 pessoas.
Quanto tempo cada participante tem para recitar poesia? Cada intervenção pode durar até 5 minutos, sem tempo de tolerância.
Quantos poemas podem partilhar? É possível ler ou recitar um ou mais poemas, desde que não ultrapasse o tempo máximo de 5 minutos.
Onde vão recitar? A sessão acontece no MAAT Central.
Em que línguas se podem recitar os poemas? Em todas as línguas. O importante é a partilha e a diversidade de vozes.
Catarina Marques é atriz, artista visual e autora do livro O ensaio dos peixes de Vênus, publicado pela Helvetia em 2024. Frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e é pós-graduada em Escritas Performáticas e pela Puc-Rio. Nascida no Rio de Janeiro em 1985, vive hoje em Vevey - Suíça, onde desenvolve o seu trabalho desde 2021. O seu interesse gira em torno dos sonhos, realidade e a zona de interação entre eles.