Skip to main content
ESSA PALAVRA PRESA NA GARGANTA #1
Image
essapalavrapresanagarganta
Image
essapalavrapresanagarganta
Terminou
01/07/2020 - 06/07/2020
Text

Essa palavra presa na garganta
Filmes de artistas contemporâneos brasileiros

O programa Essa palavra presa na garganta, que reúne no maat alguns dos mais consagrados artistas brasileiros contemporâneos, retira o seu título do verso de uma canção escrita e originalmente interpretada pelos compositores brasileiros Chico Buarque e Gilberto Gil, em 1973. “Cálice” é apenas uma das centenas de canções que foram censuradas durante a ditadura militar instaurada no seguimento do golpe civil-militar de 1964 contra o presidente João Goulart. Durante mais de duas décadas de ditadura no Brasil (1964 – 1985), milhares de pessoas — na sua grande maioria intelectuais, artistas, jornalistas, políticos e estudantes — foram perseguidas, torturadas e forçadas ao exílio. Curiosamente, esse período coincidiu com uma produção cultural e artística particularmente fértil no país, marcada por inúmeros movimentos de denúncia e resistência. 

A 1 de janeiro de 2019, Jair Bolsonaro, candidato da extrema-direita à presidência do Brasil, assumiu o poder e formou o governo com mais oficiais militares a ocupar cargos nos ministérios desde o conturbado período da ditadura. E essa presença dos militares no Executivo e na Administração Pública, aliada ao uso abusivo e arbitrário da violência e a disseminação de discursos de ódio e intolerância, tem originado inúmeros protestos e manifestações sem precedentes na história do país.  

Mais do que promover um debate profundo e alargado sobre o autoritarismo no século XXI e as chamadas democracias autoritárias — sejam elas de direita ou de esquerda — que, um pouco por todo o mundo, têm vindo a constituir uma ameaça crescente às liberdades fundamentais e à democracia, este ciclo de filmes, integrado no programa maat Mode 2020, apresenta-se como uma reflexão sobre o valor e importância da liberdade: de expressão, de pensamento, de criação artística, sexual, religiosa, etc. É sobre “essa palavra presa na garganta” — a liberdade de dizer o que se pensa — que estes filmes se debruçam. A liberdade é um direito universal e o museu é a sua casa.

Artistas:
Cinthia Marcelle & Tiago Mata Machado, Eder Santos, Letícia Parente, Marilá Dardot, Marcellvs L., Paulo Nazareth, Rivane Neuenschwander, Sara Ramo, Tamar Guimarães, Thiago Rocha Pitta, entre outros
 

Indicates required field
Selecione as newsletters que pretende subscrever
Escolha o seu idioma
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.