RAMIFICAÇÕES
Arte, Cidade e Cérebro em Movimento [Arte, Neurociência, Tecnologia]
RAMIFICAÇÕES é o tema da terceira edição do Coletivo de Jovens MAAT, um programa de participação ativa com foco nas ligações entre arte, neurociência, tecnologia e cidade. O cérebro (pensamento), a cidade (espaço urbano) e a tecnologia (ambiente digital) serão explorados enquanto territórios de experimentação artística e social.
Cada encontro é uma oportunidade para abrir novas conexões, testar ideias, colaborar com profissionais de diferentes áreas e construir, em conjunto, um percurso que reflita as vozes e os interesses do grupo.
Nesta edição, as sessões poderão dar origem a trabalhos de investigação, publicações ou até exposições, com base nos desafios desenvolvidos ao longo do ano.
O Coletivo de Jovens MAAT é um programa de participação ativa criado em 2021/22, em parceria com o ICS – Universidade de Lisboa, no âmbito da investigação “Youth in Museums / Educational provision and professional training for youth in contemporary art museums”, de Carolina Silva.
Desde então, tem vindo a afirmar-se como um espaço onde jovens, museu, artistas e cidade se encontram para pensar e fazer cultura.
Objetivos
- Estimular o pensamento crítico e a criatividade através da arte contemporânea;
- Promover a participação ativa dos jovens na construção de um programa cultural;
- Ampliar redes de contacto com profissionais das artes, da ciência e da cultura;
- Fomentar o trabalho colaborativo e a escuta entre pares;
- Explorar relações entre corpo, cidade e museu;
- Alargar conhecimentos sobre práticas interdisciplinares e cultura contemporânea.
Conceção e Orientação: Fabrícia Valente
Colaborações Especiais: Os Espacialistas, Bridges to the unknown - Fundação Champalimaud, Évora 2027 Capital Europeia da Cultura, BoCA Bienal of Contemporary Arts, Alkantara.
Horas: 17.30 – 19.30
Duração: 2h cada sessão
Local: MAAT Central + MAAT Gallery
Público: Jovens dos 16 aos 24 anos
Idioma: Português e Inglês (parte do programa)
Capacidade: Máx. 20 pessoas Mín. 10 pessoas
Preço: 30€
- inclui a oferta do cartão MAAT Friends por um ano
- caso já seja MAAT Friend, poderá estender a sua subscrição por mais um ano (MAAT Friend ou MAAT Friend + 1)
No dia da primeira sessão poderá trocar o seu bilhete pelo cartão MAAT Friend (ou a extensão do mesmo).
Programa
Open Day | setembro 2025
Dia Aberto para Jovens: Queremos conhecer-te e pensar contigo
Datas: 10/09
Antes do arranque oficial da 1ª temporada do programa, no dia 10 de setembro há uma sessão especial com entrada gratuita. Saiba mais sobre o Dia Aberto aqui.
Temporada 1 | setembro – dezembro 2025
Escutar, experimentar, conectar
Datas: 24/09, 08/10, 22/10, 05/11, 19/11, 26/11, 15/12
As Ramificações da primeira temporada acontecerão entre a procura de estabelecer uma teia de conexões dos pontos de interesse dos jovens que participem nesta edição, numa lógica de escuta ativa e de exercícios e provocações que estimulem a descoberta dos vários Eus aqui presentes. Numa lógica de dinamizar as Ramificações interdisciplinares e de fazer pontes de ligação com a Arte e a programação do MAAT, esta primeira temporada integra também momentos de workshop com entidades parceiras e convidados que permitem o diálogo da Arte com a ciência, a tecnologia, a arquitetura, a programação cultural e a experimentação de diferentes linguagens.
Temporada 2 | janeiro – junho 2026
Governança participativa: programa pensado pelos jovens
Datas: 07/01, 21/01, 04/02, 18/02, 04/03, 18/03, 15/04, 29/04, 13/05, 27/05, 03/06, 17/06, 24/06
Nesta temporada, os participantes assumem um papel mais ativo na definição do rumo do programa. Com base nas experiências da primeira fase, será construído coletivamente um ciclo de atividades, com espaço para propostas autorais, projetos públicos, práticas colaborativas e investigação.
Num modelo colaborativo, as direções desta segunda temporada são tomadas em conjunto, a partir das possibilidades de parceria e das áreas disciplinares que, em relação com a arte, fazem mais sentido para o Coletivo.
OUTUBRO 08 | Workshop Pensar a Programação Cultural (John Romão - Évora 2027 Capital Europeia da Cultural e BoCA): O que é programar com e para jovens? Como tornar os museus mais próximos dos seus interesses reais? John Romão, Diretor Artístico Évora 2027 Capital Europeia da Cultural e programador da BoCA – Bienal of Contemporary Arts, traz uma vasta experiência como programador cultural, especialmente no trabalho de aproximar os jovens das práticas artísticas das comunidades locais. Este workshop será o momento para conhecer o seu percurso e abrir um leque de possibilidades para a intervenção e envolvimento juvenil na programação cultural.
NOVEMBRO 05 | Workshop Transdisciplinaridade e Performance (Alkantara): Partindo da interseção entre performance e artes visuais, este workshop oferece uma abordagem teórico-prática que convida à reflexão sobre a nossa atitude performativa no quotidiano, e como esta pode ser palco de criação e transformação. Este workshop surge como resultado de uma colaboração entre o MAAT e a Associação Alkantara, ampliando sinergias e ambições no cruzamento entre arte, corpo e espaço.
DEZEMBRO 15 | Encontro Informal de Coletivos de Museus/ Teatros: CAM, S. Luiz, BoCA Sub-21: Este encontro é um momento de partilha entre diferentes Coletivos de Jovens da região de Lisboa. O objetivo e criar um espaço de diálogo e troca de experiências: que formas de participação têm sido desenvolvidas por cada coletivo? O que podemos aprender uns com os outros? É através destes momentos fundamentais de encontro que reforçamos a proximidade e mantemos o projeto vivo, flexível e em constante evolução.