Rooms é a primeira exposição individual do artista britânico Anthony McCall em Portugal. O seu trabalho desenvolve-se num espaço entre a escultura, o cinema, o desenho e performance, sendo reconhecido pela forma inovadora como explora essas interseções: simples e complexa, e muito sensorial.
Nesta exposição são apresentadas quatro obras que marcam a trajetória de McCall, as quais ele denomina de Solid Light Works, produzidas entre 2007 e 2020. São instalações fílmicas que fluem no espaço como esculturas de luz e fumo imateriais, mas aparentemente tridimensionais. A dimensão performativa destas obras surge da articulação entre a participação do espectador, a sensação corporal e a perceção da fisicalidade das formas desenhadas pela luz.
Estas obras foram concebidas depois do regresso de McCall à produção artística em 2003 (depois de 24 anos de interrupção, durante os quais trabalhou como designer gráfico para o meio artístico de Nova Iorque), momento a partir do qual concebe novas instalações fílmicas com recurso a processos e dispositivos digitais.
A exposição inclui também uma fotografia, Room with Altered Window (1973), que documenta uma das primeiras experiências artísticas de Anthony McCall. O artista cobriu a janela do seu estúdio com um papel preto no qual cortou uma fenda estreita. Quando o sol incidiu sobre a janela, uma lâmina plana de luz projetou-se no interior da sala, cuja visibilidade foi intensificada pela existência de poeira no ar e pelo fumo de um cigarro. Mais tarde naquele mesmo ano, McCall fez a mais célebre das suas obras, Line Describing a Cone.
Esta é a segunda vez que o trabalho de Anthony McCall é apresentado no MAAT: a sua obra “Meeting you Halfway II” integrou a exposição Traverser la Nuit: Obras da Coleção Antoine de Galbert, em 2022.
Biografia do artista
Anthony McCall (Londres, St Paul’s Cray, 1946) vive e trabalha em Manhattan. O seu trabalho tem sido reconhecido em inúmeras exposições nos EUA e na Europa, entre as quais Into the Light: the Projected Image in American Art 1964-77, Whitney Museum of American Art (2001-2); The Expanded Screen: Actions and Installations of the Sixties and Seventies, Museum Moderner Kunst, Vienna (2003-4); Beyond Cinema: the Art of Projection, Hamburger Bahnhof, Berlin (2006-7); The Cinema Effect: Illusion, Reality and the Projected Image, Hirshhorn Museum, Washington DC (2008); and On Line Museum of Modern Art (2010-11). Já este ano, o Guggenheim Bilbao apresentou Split Second e até abril de 2025, a Tate Modern, em Londres, dedica-lhe a exposição Solid Light.
Em Portugal, obras suas integraram exposições coletivas como Live in Your Head - Conceito e experimentação na Grã-Bretanha 1965-75 (2001), no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Into the Light: The Projected Image in American Art 1964–1977, que viajou dos EUA para o Centro Cultural de Belém (2004–2005) e Off the Wall”, que esteve patente em Serralves (2011). No MAAT, a sua obra “Meeting you Halfway II” integrou a exposição Traverser la Nuit: Obras da Coleção Antoine de Galbert (2022).
Mecenas MAAT:
Views of the exhibition Anthony McCall – Rooms at MAAT, Lisbon, 2024. Photographs by Daniel Malhão, courtesy of the EDP Foundation.
Views of the exhibition Anthony McCall – Rooms at MAAT, Lisbon, 2024. Photographs by Daniel Malhão, courtesy of the EDP Foundation.
Views of the exhibition Anthony McCall – Rooms at MAAT, Lisbon, 2024. Photographs by Daniel Malhão, courtesy of the EDP Foundation.
Views of the exhibition Anthony McCall – Rooms at MAAT, Lisbon, 2024. Photographs by Daniel Malhão, courtesy of the EDP Foundation.
Views of the exhibition Anthony McCall – Rooms at MAAT, Lisbon, 2024. Photographs by Daniel Malhão, courtesy of the EDP Foundation.