Skip to main content
WORKSHOP COM FRANCISCO VIDAL
Image
workshopsmaat
Image
workshopsmaat
Terminou
21/10/2020 - 22/10/2020
Text

Name drop for the African Industrial Revolution
Workshop com Francisco Vidal

O público deste workshop é convidado a participar num work in progress do artista Francisco Vidal, intitulado Name drop for the African Industrial Revolution. Este trabalho consiste numa performance em que Vidal desenha retratos das pessoas que dela são participantes/espectadores, estabelecendo uma analogia com o conhecido trabalho The Artist is Present, que a artista Marina Abramović apresentou em 2010 no MoMA de Nova Iorque. A performance nasceu em 2014, quando Francisco Vidal dava aulas em Luanda e, ao trabalhar num exercício de desenho, o papel Xerox e o retrato adquiriram uma relação forçada devido à falta de papel cavalinho. A possibilidade da cópia rápida e do formato de sebenta académica abriram novas direções para o retrato como ferramenta útil a uma mudança social justa.

Num segundo momento do workshop, Vidal desafia os participantes a conhecerem os “bastidores” da performance MAKA Lisboa, que reflete o seu mais recente corpo de trabalho, e juntos refletirem, desenharem e construírem uma reinterpretação da performance aberta ao público. 

Performance MAKA Lisboa 
22/10/2020
18.00

Maka, em Kimbundu significa conversa, uma troca de ideias e argumentos sobre um assunto: uma quase discussão. Inicialmente, a sigla MAKA representava Museu de Arte e Kultura Africana de Lisboa. No entanto, como os museus são muitas vezes depósitos de espólios de guerra, saque e outras formas de opressão, evoluiu para Momento de Arte e Kultura Africana de Lisboa.

Assim, MAKA Lisboa é uma conversa construtiva sobre o assassinato racialmente motivado do actor Bruno Candé, de forma a percepcionarmos o seu trabalho e a sua presença, e como a sua morte é uma enorme perda para todos. A Humanidade perdeu. O Racismo existe e não podemos continuar a discutir se este foi um acto racista. MAKA Lisboa é afro-futurista e trabalha no território da construção positiva. Pensa como se pode construir depois desta tragédia e elevar e dar visibilidade ao legado deste actor. A primeira lição que um pai africano na diáspora ensina ao seu filho é: “tu não será um mártir.” Esta instalação é então dedicada a Bruno Candé e aos seus 3 filhos.

MAKA Lisboa é um Projecto da autoria de Francisco Vidal e Namalimba Coelho, cuja performance realizada no âmbito do Festival Iminente e Underdogs Gallery é agora replicada no maat, numa versão adaptada.

Informações úteis
Os participantes inscritos no workshop devem chegar 10 minutos antes da hora de início.
Obrigatório a utilização de máscara durante o workshop.
Todos os materiais fornecidos pelo Museu são desinfetados e de uso individual
Os participantes podem trazer os seus materiais, como cadernos de notas/desenho, materiais riscadores.

 

Indicates required field

wrapper

Escolha o seu idioma
Escolha as newsletters que pretende receber
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
Declaro que tomei conhecimento da política de privacidade e concordo que os meus dados pessoais sejam recolhidos pela Fundação EDP e tratados para cada uma das finalidades que assinalei.